top of page

30 de Julho – São Pedro Crisólogo

  • jcbcamara
  • 30 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 30 de jul. de 2024




Nascido em Ímola, província de Ravena próxima a Roma, em 380, Pedro provinha de uma família cristã. Educado na fé, ainda jovem foi ordenado diácono.

Sua pregação era poderosa, a ponto de ele ser assistido com frequência pela imperatriz consorte, Galla Plácida, e seus filhos. Ela o fez seu conselheiro pessoal, e em 424 intercedeu para que ele fosse nomeado arcediácono de Ravena. Posteriormente, em 433, o imperador Valentiniano III, filho de Galla Plácida, influenciou para que ele se tornasse Bispo de Ravena, nomeado pelo Papa Xisto III.

O maior legado de São Pedro Crisólogo são as homilias que ele escreveu. São cerca de 176 textos, preservados pelo Arcebispo Felix de Ravena, em que dogmas e liturgia são explicados de forma simples, objetiva e direta. De conteúdo acessível à população em geral, suas homilias tornaram-se objeto de inúmeras conversões. Além disso, em muitas delas o Santo Bispo observou a ortodoxia da Igreja, condenando veementemente as heresias monofisita (que prega uma única natureza, divina, em Jesus) e ariana (que nega a divindade de Cristo).

São Pedro Crisólogo morreu por volta de 450, em Ravena. Ainda em vida, o mesmo povo de Ravena que lhe chamava de “Crisólogo” (ou seja, “das palavras de ouro”), também o reconhecia como o “Doutor das Homilias”. Oficialmente, o Papa Bento XIII conferiu-lhe o título de Doutor da Igreja em 1729.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page