top of page

Milagre de São Januário volta a ocorrer em 16 de dezembro de 2025.

  • jcbcamara
  • há 22 horas
  • 1 min de leitura

Os napolitanos viveram mais uma vez a emoção profunda de um milagre de São Januário (San Gennaro, em italiano). Hoje, 16 de dezembro de 2025, Nápoles recorda com o coração agradecido a erupção do Vesúvio, em 1631, que foi contida pela poderosa intercessão de São Januário. Um sinal que atravessa os séculos e continua a proteger aquela terra...

 

Sangue de São Januário

Segundo a tradição, é preservada em Nápoles uma ampola que contém sangue recolhido do corpo do padroeiro da cidade, São Januário, após o seu martírio.

Três vezes por ano, ocorre o chamado "milagre", que consiste na liquefação do sangue, que passa do estado sólido ao estado líquido:

- 19 de setembro, dia de S. Januário,

- 16 de dezembro, porque nesse dia, em 1631, foi feita uma procissão com as relíquias de S. Januário que impediu a iminente erupção do vulcão Vesúvio

-  e no sábado que antecede o primeiro domingo de maio, dia da primeira trasladação do corpo do santo.

 

O prodígio, que todos os anos atrai milhares de fiéis à Catedral de Nápoles à espera da liquefação do sangue, é considerado um sinal de bom presságio para a cidade; pelo contrário, o atraso ou a ausência na liquefação do sangue, apesar dos cantos, orações e ladainhas, é considerado um sinal desfavorável.


Conheça mais sobre a vida de São Januário em...



Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page