top of page

Nossa Senhora da Fonte Santa

  • jcbcamara
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

A uma altitude de 1.230 metros acima do nível do mar, na cidade de Saint-Hippolyte, o Santuário da Fonte Santa, acima do Vale de Cheylade, tem sido um local de peregrinações desde 1886, retomado de tempos muito antigos, nos séculos VI e VII. Foi transmitido que uma estátua da Virgem Maria foi trazida de volta do Oriente, no início do século XII, pelos senhores de Apchon que participaram de uma cruzada. Esta estátua teria sido colocada num modesto oratório de onde jorra água da rocha. Segundo a lenda, uma fonte abundante e fresca começou a correr após Nossa Senhora ter batido por três vezes no rochedo.

 “Tem a particularidade de ter sempre a mesma temperatura a 5 graus. Não seca no verão e não congela no inverno. As análises realizadas regularmente são sempre boas. Cura tudo e não faz mal”, enfatiza o padre de Riomois. Após a destruição do oratório, durante as guerras religiosas, a Santíssima Virgem pediu a reconstrução do oratório e a construção de uma capela: ela apareceu por volta de 1740 a uma camponesa de Rastoul, Marie Galvain, para pedir-lhe. Marie foi discutir o assunto com o Bispo de Clermont, Dom Massillon, de quem dependia o arcipreste de Mauriac e, com o seu acordo, recolheu ofertas que permitiram construir o nicho e depois o oratório em 1743-1744. No entanto, só em 1835 foi construída uma primeira capela, antes de ser construída a capela atual, iniciada em 1886, mantendo, por falta de meios necessários, a nave do santuário anterior.

No alto do altar, com seu vestido de brocado, está a pequenina imagem de Nossa Senhora da Fonte Santa que tem apenas 30cm de altura.

No início e no final da época de Verão, decorrem as duas procissões da “subida” e da “descida” durante as quais a estátua de Nossa Senhora da Fonte Santa sobe, da Igreja de Saint Hippolite até a Capela da Fonte Santa, retornando depois, a 9 de setembro.  

 



Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page