Oração do Rosário de Nossa Senhora
- jcbcamara
- 10 de ago.
- 6 min de leitura
Originalmente rezar o Rosário significa rezar 3 terços. Cada terço é composto de 50 contas pequenas, divididas em grupos de 10. Nas contas grandes que as antecedem, um mistério é recitado. Após recitar cada mistério, rezamos 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e um Glória ao Pai. Normalmente, se inclui jaculatórias após o Glória.
Ao rezarmos 3 terços então teremos rezado um Rosário, e teremos contemplado os 15 mistérios da Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. No total, teremos rezado 150 Ave Marias, cujo número faz uma analogia com os 150 Salmos da Bíblia.
O que rezamos em cada terço?
A base da oração do terço é composta por 5 dezenas de contas, sendo que cada dezena inclui recitarmos um mistério e rezarmos 1 Pai Nosso seguido de 10 Ave Marias e 1 Glória ao Pai. Ao final de cada terço, teremos rezado 50 Ave Marias.

Podemos rezar jaculatórias depois de cada dezena, e também podemos fazer leituras ou reflexões após a recitação de cada mistério, para enriquecer ainda mais as nossas orações..
Quais os mistérios que contemplamos ao rezar o Rosário?
No primeiro terço, rezamos os mistérios gozosos.
1º Mistério gozoso - A Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria.
2º Mistério gozoso - A Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
3º Mistério gozoso - O nascimento de Jesus em Belém.
4º Mistério gozoso - A Apresentação do Menino Jesus no Templo.
5º Mistério gozoso – A perda e o reencontro do Menino Jesus no Templo, ensinando os Doutores da Lei.
No segundo terço, rezamos os mistérios dolorosos.
1º Mistério doloroso – Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2º Mistério doloroso – A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
3º Mistério doloroso – A Coroação de espinhos.
4º Mistério doloroso – Jesus a caminho do Calvário e o encontro com Sua Mãe.
5º Mistério doloroso – A Crucificação e morte de Jesus.
E no terceiro terço, rezamos os mistérios gloriosos.
1º Mistério glorioso - A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2º Mistério glorioso - A Ascensão de Jesus ao Céu.
3º Mistério glorioso - A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo.
4º Mistério glorioso - A Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma.
5º Mistério glorioso - A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra.
Como devemos rezar cada Terço
1. Sinal da Cruz
2. Creio
3. Pai Nosso
4. Ave Maria (x3)
5. Glória ao Pai
6. Primeira Dezena (recitar o 1º mistério)
( Pai Nosso - 10 Ave Marias - Glória ao Pai – Jaculatória(s) )
7. Segunda Dezena (recitar o 2º mistério)
( Pai Nosso - 10 Ave Marias - Glória ao Pai – Jaculatória(s) )
8. Terceira Dezena (recitar o 3º mistério)
( Pai Nosso - 10 Ave Marias - Glória ao Pai – Jaculatória(s) )
9. Quarta Dezena (recitar o 4º mistério)
( Pai Nosso - 10 Ave Marias - Glória ao Pai – Jaculatória(s) )
10. Quinta Dezena (recitar o 5º mistério)
( Pai Nosso - 10 Ave Marias - Glória ao Pai – Jaculatória(s) )
11. Salve Rainha
Orações que rezamos no Rosário
Sinal da cruz
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Credo (escolher a versão completa ou a versão curta)
Credo (versão completa)
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há de vir. Amém.
Credo (versão alternativa curta)
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Pai Nosso
Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, (*) perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
(*) também pode ser rezado da seguinte forma: Perdoai as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
Ave Maria
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora, e na hora de nossa morte. Amém.
Glória ao Pai
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve. A Vós bradamos, degredados filhos de Eva, a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, estes Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Jaculatórias mais usadas na reza do Rosário
- Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.
- Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação.
- Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o vosso Reino.
- Mãe de Deus, derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes de vossa Chama de Amor.
Para obter Indulgência
Um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai nas intenções do Sumo Pontífice.
Concede-se indulgência plenária, se o Rosário se recitar na igreja ou oratório ou em família, na comunidade religiosa ou em piedosa associação; e indulgência parcial, em outras circunstâncias.
Chama-se também a terça parte dessa oração o Terço. Determina-se o seguinte:
1. Basta a reza da terça parte do Rosário, mas as cinco dezenas devem-se recitar juntas.
2. Piedosa meditação deve acompanhar a oração vocal.
3. Na recitação pública, devem-se anunciar os mistérios, conforme o costume aprovado do lugar; na recitação privada, basta que o fiel ajunte a meditação dos mistérios à oração vocal.
Para lucrar a indulgência plenária, além da repulsa de todo o afeto a qualquer pecado até venial, requerem-se a execução da obra enriquecida da indulgência e o cumprimento das três condições seguintes: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.
A condição de rezar nas intenções do Sumo Pontífice se cumpre ao se recitar nessas intenções um Pai-nosso e uma Ave-Maria e um Glória, mas podem os fiéis acrescentar outras orações conforme sua piedade e devoção.(Fonte: Manual das Indulgências - normas e concessões; Enchiridion Indulgentiarum (3a ed., maio de 1986); Tradução: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
Se você já sabe rezar o Rosário de Nossa Senhora, envie este artigo para as pessoas que ainda não o conhecem, para que mais pessoas comecem a rezar esta oração.
Comentarios